Instruções para Autores
1. Normas de Submissão:
Os manuscritos podem ser redigidos em português ou em inglês. Quando traduzidos para a língua inglesa, sugere-se que o texto seja revisto por alguém que tenha o inglês como primeira língua, preferencialmente um investigador da área. Poderá ser solicitado pelo corpo editorial o respetivo proofreading para publicação do manuscrito.
1.1. Preparação do manuscrito: Na preparação do manuscrito, os autores devem seguir as normas de citação e referenciação da APA (American Psychological Association, 7th Edition). O manuscrito não deve conter informações relativas à identidade dos autores, devendo qualquer informação que os possa identificar ser omitida ou sublinhada a vermelho, para permitir a revisão de forma anónima.
1.2. Página de identificação. Cada submissão deve ser acompanhada por uma página de identificação, com as seguintes informações: tipo de trabalho (tipo de estudo), número total de palavras (incluindo tabelas, figuras e referências), título do trabalho (máximo de 200 caracteres) e nomes, instituições, n.º de telemóvel e e-mail dos autores (especificando o autor e o e-mail para o qual deve ser remetida toda a correspondência). Esta página deve também conter a declaração de não conflito de interesses por parte dos autores, da originalidade e autoria dos dados apresentados. Os autores devem considerar o template fornecido.
1.3. Estrutura e extensão. Os manuscritos relativos a Investigações Originais e Estudos de Caso não devem exceder as 8.000 palavras, incluindo título, resumo, corpo de texto, tabelas, figuras e referências. Os manuscritos de Revisão podem ter uma extensão máxima de 10.000 palavras e as Cartas ao Editor não devem ultrapassar as 1.500 palavras, contendo no máximo 10 referências. Todos os manuscritos devem ser submetidos usando o template_apa7 fornecido para submissão do texto. O artigo deve respeitar a seguinte ordem: título, resumo e palavras-chave, texto principal, agradecimentos, conflito de interesses, referências e anexos (se aplicável). As tabelas e as figuras devem ser colocadas no texto no sítio onde vão ser publicadas. O manuscrito deve incluir a numeração contínua das páginas e linhas. O texto deve ser redigido em Fonte Calibri 11, com espaçamento 1,15, os títulos devem ser em Fonte Calibri 12, Negrito, e as margens devem ser de 2,5cm.
Título/Title. Conciso e informativo. Os títulos são frequentemente usados em sistemas de recuperação de informações. Sempre que possível, evite abreviaturas e fórmulas.
Resumo/Abstract. O resumo deve incluir os resultados mais importantes que suportem as conclusões do trabalho. Deve ter no máximo 250 palavras e ser escrito em português e em inglês. Devem ser incluídas 3 a 5 palavras-chave/keywords e não devem ser utilizadas abreviaturas.
Corpo de texto/Body text. Os manuscritos devem ser enquadrados no modelo para submissão de artigos, respeitando as normas APA (7.ª Edição). Não serão aceites artigos que não respeitem estas normas. A estrutura do corpo do texto deve conter os seguintes tópicos, a não ser em casos especiais: Introdução (incluindo objetivos); Materiais e Métodos; Resultados; Discussão e Conclusão.
Agradecimentos/Acknowledgments. Os autores devem referir os agradecimentos para realização da publicação, bem como qualquer apoio financeiro.
Referências/References. As referências devem ser elaboradas de acordo com as normas APA (7.ª Edição).
Figuras. As figuras e ilustrações podem ser utilizadas quando auxiliam na melhor compreensão do texto. As figuras devem ser numeradas em numeração indo-árabe, na sequência em que aparecem no texto (ex.: Figura 1, Figura 2), e colocadas no corpo do texto. As figuras e ilustrações devem ser submetidas com excelente qualidade gráfica, com uma resolução de 300 dpi, de modo a poderem ser reproduzidas ou reduzidas nas suas dimensões. As fotos de equipamentos ou sujeitos devem ser evitadas; em caso de haver necessidade de o fazer, deve garantir-se o anonimato do participante.
Quadros e Tabelas. Os quadros e tabelas devem ser utilizados para apresentar os principais resultados da investigação, acompanhados de um título curto. Devem ser numerados em numeração indo-árabe, na sequência em que aparecem no texto (ex.: Quadro 1, Quadro 2), e colocados no corpo do texto. As informações apresentadas nos quadros não devem duplicar o texto.
1.4. Verificação de estatísticas e relatório de descobertas. O relato dos resultados deve seguir as diretrizes da APA (ex.: formatação de tabelas, número de casas decimais, gráficos de efeitos de interação), incluir sempre os ‘tamanhos de efeito’ e informação suficiente para meta-análises. Os desenhos experimentais e de intervenção devem incluir cálculos de potência a priori para os tamanhos de amostra desejados, assim como os efeitos de interação. O manuscrito pode ser devolvido aos autores se estes procedimentos não forem seguidos.
2. Processo de Revisão:
Todos os manuscritos submetidos à Germinare são inicialmente sujeitos a uma verificação da originalidade com recurso a software especializado. De seguida, ainda numa primeira fase, serão avaliados por um editor, sendo os critérios iniciais de aceitação o cumprimento das normas de publicação e o enquadramento no âmbito da revista. Após esta análise, se for considerado ‘aceite para revisão’, o artigo será avaliado por dois peritos independentes, sob a forma de análise ‘duplamente cega’. Em caso de os revisores proporem alterações, os autores devem refazer e/ou alterar o manuscrito, num prazo de 15 dias úteis, com base nas recomendações e sugestões dos revisores. Em seguida, devem devolver o manuscrito para uma segunda análise, para que seja possível emitir o parecer final (‘aceitação’ ou ‘rejeição’).
3. Submissão e envio de manuscritos
Os artigos deverão ser submetidos através da página web da Revista.
Os documentos a submeter são: a) 2 ficheiros sem identificação contendo o manuscrito, um em formato de texto do Microsoft Word (*.docx) e outro em pdf; e b) 1 ficheiro contendo a página de identificação com a informação descrita no ponto 1.2.